O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), alcançou um marco significativo ao ser reconhecido com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – Categoria Ouro, nesta quarta-feira (4/12). Essa conquista reflete o compromisso do Estado em cumprir as metas de alfabetização e reduzir as desigualdades educacionais, conforme estabelecido no Plano Nacional de Educação e no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
A premiação, regulamentada pelo Decreto nº 12.191, de 20 de setembro de 2024, destaca os estados que implementam políticas públicas eficazes e inclusivas, assegurando a alfabetização plena de todas as crianças. Em Minas Gerais, o reconhecimento foi acompanhado de um resultado expressivo a nível municipal: 611 municípios tiveram suas inscrições validadas no Selo Nacional, sendo 273 premiados com o Selo Ouro, 226 com o Selo Prata e 112 com o Selo Bronze.
Este reconhecimento é reflexo da mobilização conjunta entre o governo estadual, os municípios e os profissionais da educação, que têm se empenhado para promover uma educação de qualidade. Em 2023, Minas Gerais alcançou 100% de adesão ao CNCA, envolvendo todos os 853 municípios no compromisso de alfabetizar todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental.
“A conquista do selo reafirma nosso compromisso com uma educação de qualidade, a partir de políticas pedagógicas que promovam ações educativas que impactam diretamente o futuro dos estudantes. O Selo Ouro simboliza o avanço de Minas Gerais na construção de um ensino inclusivo e transformador”, afirma a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra.
Para mais informações entre no site da educação.
Por: educacao.mg.gov.br