O Núcleo de Atendimento Educacional - NAE, que conta com a atuação dos profissionais Psicólogos e Assistentes Sociais, com ênfase no acompanhamento ao processo de ensino e aprendizagem nas escolas que pertencem a circunscrição da SRE Montes Claros, realizou momento de reflexão com servidores da educação.

O encontro foi realizado entre os dias 24 e 29 de abril, momento de reflexão com os servidores da Diretoria Educacional Pedagógica - DIRE B, do  Núcleo Gestão Pedagógica Regional - PRA e com os Inspetores Escolares dessa regional.

A psicóloga Imaculada Rodrigues Aguilar e a assistente social Franciele Aparecida dos Santos Marques, ministraram a palestra “Autocuidado em Saúde Mental”, com  o intuito de apresentar o que é saúde mental de forma clara e sucinta, elencar comportamentos e atividades que podem ser adotados, visando uma melhora no autocuidado. Foi ressaltada a necessidade de cada um assumir o protagonismo na promoção da sua saúde, considerando que um estado de bem-estar, no qual o indivíduo é capaz de perceber suas próprias habilidades, para lidar com os estresses cotidianos, ele  poderá ser mais produtivo e consequentemente, contribuir com a sua comunidade. As profissionais destacaram ainda, o reflexo da negligência do cuidado da saúde mental no convívio particular e no trabalho. Finalizando com a Dinâmica sobre as emoções: Proporcionaram  aos participantes  um espaço de fala,  onde tiveram a oportunidade de dizer sobre si, sobre seus sentimentos - A capacidade que  cada um tem em reconhecer e entender suas emoções e o impacto que isso provoca nos outros!

A professora de Língua Portuguesa, do NGPR - Plano de Recomposição das Aprendizagens, Daniele Ribeiro, expressou de forma emocionante,  os seus sentimentos através do  poema:

Ai, que linda!
Gostei do meu riso límpido,
Da postura de bailarina,
Do sentir em explosão.

Meus rabiscos criaram voz,
Passaram a me chamar pelo meu nome
E a repudiar a gaveta que os esconde.

Quando eu me vi de verdade,
Parei de chamar exaustão de sucesso,
De ser fiel à desproporção
Que faz do mel fel.

Quando eu me vi de verdade,
Tomei de volta as chaves
De quem entrava e saía
Sem respeitar meu universo.

Quando eu me vi de verdade,
Notei que os olhos de que gosto não são alheios
São meus, eu os conheço,
Têm doçura e devaneios.

Porque foi ao me ver
Que pude descansar minhas pupilas exaustas
Para poder, então, enxergar com ousadia,
Sem medo de querer.

Porque me ver de verdade
Me trouxe da falta que eu fazia ao meu próprio coração
E, de modo delicado, me acolheu no embalo
Do sentir, da risada, do prazer, da imensidão.

Dani Ribeiro

Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros