Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA) 2026.

Estão abertas as inscrições para profissionais efetivos da Educação atuarem no Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA).

03/02/2026
-
2 min de leitura

A Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros (SRE/MG) publicou no sitio sremontesclaros.educacao.mg.gov.br, nesta terça feira (03/2), o Edital destinado à seleção de servidores efetivos para atuar em vagas temporárias, no desenvolvimento de ações pedagógicas e de monitoramento relativos à operacionalização do Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA), instituído pela Resolução SEE nº 4825, de 8 de março de 2023.

As inscrições começam nesta terça-feira (03/2) e vão até sábado, dia 07/02. O formulário pode ser acessado no link https://forms.gle/5YHxi6ACpkSCkx447 (é necessário e-mail funcional).

O processo seletivo é para a Superintendência Regional de Ensino Montes Claros e estes profissionais irão atuar nas Escolas Estaduais da Regional Montes Claros, com direcionamento pela Diretoria Educacional – Equipe Pedagógica. O resultado preliminar sairá no dia 10 de fevereiro e o resultado definitivo com as convocações será publicado no dia 11 de fevereiro.

O objetivo do Programa de Recomposição das Aprendizagens objetiva a formação continuada de Professores de Educação Básica (PEB) e Especialistas da Educação Básica (EEB), visando o aprimoramento das competências necessárias para o acompanhamento pedagógico junto às escolas estaduais da jurisdição da SRE de Montes Claros.

Vale destacar que este processo não se constitui em concurso público de provas ou de provas de títulos.
É de inteira e exclusiva responsabilidade do inscrito neste processo de seleção interna acompanhar todas as publicações e convocações sobre o certame, as quais serão divulgadas exclusivamente no no site da SRE de Montes Claros: sremontesclaros.educacao.mg.gov.br.

Vale pontuar que a seleção de candidato nas vagas previstas neste edital não gerará, em hipótese alguma, incremento salarial em virtude da função e atribuições desempenhadas, não havendo, também, quaisquer prejuízos em sua remuneração.

O Processo de Seleção Interna será conduzido por Comissão Avaliadora composta por membros a serem designados pela Superintendência Regional de Ensino. A Comissão Avaliadora irá analisar a documentação dos candidatos inscritos, classificá-los conforme previsto nos critérios do edital, analisar os recursos e realizar as publicações de listagem final.